Se você tem um negócio e precisa fazer com que ele se torne notável e moderno, então você precisa pensar em estratégias que englobem o seu melhor.

Fortalecer o marketing de conteúdo é um trabalho essencial nos dias de hoje. Nos deparamos diariamente com uma quantidade absurda de vídeos, e-books*, landing pages** e campanhas para as mídias sociais que agregam, marcam e coletam dados valiosos para diversos segmentos. Entre toda essa “novidade” e modernidade, estão os vídeos institucionais e artísticos. Dados inéditos do YouTube Insights em 2017 mostram um acréscimo de 35 milhões no número de pessoas conectadas à plataforma nos últimos dois anos. Isso mostra como seria importante e diferencial desenvolver um plano que inclua vídeos sobre seu negócio.

Segundo Juliana Simão, Product Marketing Manager do Google: “Esse crescimento tem relação direta com algumas particularidades do Brasil. Diferentemente de outros países de língua inglesa, o Brasil precisa de uma produção de conteúdo local o que torna a oferta de conteúdo muito interessante e amplia a base de usuários”, diz.

Isso mostra como o consumo tecnológico e a busca por referências é um ponto a se considerar na hora de planejar conteúdo relevante. Abaixo listamos alguns segmentos dentro da produção áudio-visual que podem te auxiliar a pensar como destacar o seu negócio.

1. Vídeos Institucionais

Seja sua empresa uma multinacional de grande porte ou pequena empresa no país, os vídeos institucionais são a ponte para a relevância quanto a missão, valores e serviços/produtos oferecidos ao seu público-alvo. Demonstrar prestígio e credibilidade fortalece a seriedade do seu negócio e aumenta o interesse dos consumidores pela informação sugerida por você. Lembre-se, um conteúdo institucional precisa focar em transmitir uma mensagem de confiança, valores defendidos pela empresa. Deixe a venda para o próximo capítulo!

 

2. Vídeos de Produto

Para aqueles que possuem uma loja virtual ou negócio on-line, e até mesmo para aqueles que ainda não possuem loja virtual mas gostariam de investir na venda através das mídias sociais, os vídeos de produtos são uma ótima solução quanto a divulgação direcionada ao seu público-alvo. Com o custo relativamente baixo, é possível demonstrar a usabilidade, aparência e vantagens relacionadas ao produto em questão, o que favorece e pode aumentar a intenção de compra do usuário na hora de decidir se leva ou não seu produto para casa.

 

3. Vídeos artísticos ou conceituais

Engana-se quem pensa que os vídeos artísticos atingem somente músicos, digital-influencers*** ou atores. As empresas de coaching, por exemplo, têm usado vídeos que extraem o interesse do usuário, expondo seus serviços de forma sutil, quase que imperceptível. Na era do Inbound Marketing****, atrair, captar e conquistar tornou-se objetivo essencial nas estratégias da marca e os vídeos que cativam e trazem a tona o lado emocional das pessoas são parte fundamental desse tipo de estratégia.

 

4. Youtubers e Digital Influencers

Os influenciadores estão entre os principais elementos capazes de direcionar uma decisão de compra e uma maior aproximação entre uma marca e o seu público-alvo. De acordo com um estudo da ODM Group, foi constatado que mais 70% dos consumidores analisados na pesquisa utilizam suas redes sociais para guiar decisões de compra e contar com um influenciador em suas campanhas pode ajudar (e muito).

 

*ebooks ou livros digitais são qualquer conteúdo de informação, semelhantes a um livro, em formato digital, que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos – computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
**landing page é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.
***A figura do digital influencer viu sua importância crescer em especial na última década. Para indivíduos da Geração Z (que, até 2020, irão compor cerca 20% da mão de obra do planeta, direcionando, ainda mais, as tendências de consumo globais), YouTubers, Blogueiros e Instagramers tem tão ou mais influência que personalidades da TV, Cinema, ou de outros nichos do entretenimento.
****Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.