Hoje nos deparamos não só com um mercado em constante evolução, como também com a rapidez da informação que circula no mundo digital. Em sua totalidade, o marketing tem ‘sofrido’ para acompanhar tal evolução ao mesmo tempo que diversas (e novas) ferramentas são disponibilizadas a fim de oferecer aos profissionais novas formas de comunicar e/ou monitorar suas campanhas.

Em tempos atuais somos cercados por um público exigente, o que nos força a sempre compactuar de novos caminhos e ideias. A humanização e a proximidade requerida pela era digital faz com que empresas se preocupem em não só comunicar seus produtos e serviços, como também aproximar o cliente e interagir de forma pessoal – O consumidor espera sempre o melhor possível – e cabe aos responsáveis levar a informação, produto e/ou serviço de um jeito único e inovador, garantindo o interesse do seu público.

Com essa alta no mercado digital, somos “agraciados” por diversas inovações tecnológicas. São apps, serviços de e-commerce diferenciados, ferramentas facilitadoras e tantas outras opções que não cabem nesse artigo. Soluções múltiplas? Sim. Profissionais qualificados? É o grande ‘x’ da questão.

O Marketing acompanhou essa mudança e usufruiu de cada segundo investido em campanhas digitais, anúncios nas mídias sociais, popularização de serviços que até então eram considerados de difícil acesso, etc. No entanto, as estratégias de marketingna divulgação passaram a ter um peso ainda maior diante da concorrência desenfreada e não qualificada. Afinal, com as mídias sociais também vieram entendedores, aventureiros e audazes da nova era, que, ainda que sem fundamento algum ou estudo, insistem em divulgar serviços de qualidade duvidosa, prometendo resultados exorbitantes sem jamais terem alcançado o prometido. É preciso manter os olhos abertos, nesse caso.

Em contrapartida, sobressaem aqueles que apostam em qualidade de serviços e também de atendimento, que, aliados à boa tecnologia de hoje e com as ferramentas certas, disponibilizam um acervo interessante e cativante para seus clientes. Além do mais, dispor de BI (business intelligence – setor responsável pelo monitoramento e métricas, que analisa os hábitos e preferências das pessoas no meio digital) permite avaliar o comportamento dos consumidores para traçar uma estratégia eficaz nas campanhas de marketing digital. As mídias como redes sociais ou blogs, passam a ser fundamentais, o que possibilita conhecer ainda mais a respeito de seu público. O desafio então baseia-se em oferecer diferenciais na forma de abordagem e na captação de leads. Investir em advertising e usufruir das constantes atualizações e melhorias das redes sociais, bem como criar landing pages criativas que induzam ao usuário a deixar seus dados para futuras notícias, serviços ou produtos.

É importante ficarmos atentos à toda e qualquer inovação, assim como investidos em integrar setores, trazer facilidade aos usuários e fazer de qualquer  novidade um grande diferencial. Claro, mensurar pontualmente as campanhas sem deixar os dados guardados na gaveta é importante. Com tecnologia, métricas, estratégia e integração, com certeza alcançar os objetivos traçados estará a apenas 1 ou 2 cliques de você.