Assim como muitos, o receio em não obter o resultado esperado me fez pensar por inúmeras ocasiões: “E se não valer a pena?”, ou “Se não for satisfatório ou as pessoas não se interessarem pelo meu perfil?”.

A verdade é que vale a pena. Mas primeiramente é importante ressaltar que, diferente do Facebook, o LinkedIn é mais restrito, o que reduz o número de conexões tratando-se de uma mídia voltada a contatos profissionais ou com pessoas que realmente se conhecem. A rede é mais “séria”. Pessoas e empresas a utilizam de forma profissional. Diferente de outros tipos de mídia, em que a pessoa te adiciona por interesses diversos, no LinkedIn pode ser que uma linda e loira “Diretora Executiva de Marketing” esteja pedindo para adicioná-lo somente por razões profissionais.

Explicadas as partes, podemos entender que o LinkedIn é uma rede profissional e sim, merece respeito e atenção. Digo mais, merece o seu currículo e a sua experiência. Isso por que empresas aderem mais e mais as mídias sociais a cada dia. Grandes oportunidades, contatos e pessoas influentes podem cruzar com o seu perfil, visualizando e interagindo se preciso. Claro que primeiro é bom tomar nota de algumas coisas:

Mantenha-o atualizado

Assim como em qualquer rede, seja Blog ou Facebook, Twitter ou Instagram, o LinkedIn também precisa ser atualizado diariamente. E não digo só informações de contato, nome da empresa em que trabalha ou endereços. É preciso ter atenção especial com sua timeline. Falar sobre um assunto postado por colegas ou gerar um post a partir de algo interessante, pode ser crucial a fim de manter o engajamento com seus participantes. Dessa forma você mantém o interesse e os contatos atualizados em sua empreitada profissional e visões, comportamentais ou não. Mantenha-se focado em transmitir o melhor de si e responda sempre a qualquer comentário de forma educada. Seu futuro patrão pode estar lendo o que você escreve.

Preencha tudo

É extremamente importante preencher todos os espaços vazios em seu perfil. Isso passa credibilidade e segurança, fora o fato de informar corretamente os interessados. Ao lado direito existe um espaço que informa o seu nível de informações presentes. Caso não esteja digamos “desejável”, o LinkedIn informa educadamente que você “não está lá grande coisa” e provavelmente pouco interessante. Seja um “Perfil Campeão”.

Seu cartão de visitas

É preciso ter cuidado com a primeira impressão. Geralmente, os profissionais interessados não param para ler linhas e linhas de currículos. É importante que sua foto e informações ao lado do seu perfil sejam claras e isso certamente pode ajudar a manter o interesse do visitante. Informações sucintas são bem vistas e passam a impressão decisiva. Você pode ser o melhor profissional, com o melhor currículo, mas, se não for claro o bastante em poucas palavras… certamente não chegarão a ler a trama final de sua “bíblia”.

Recomende e seja recomendado

Uma das coisas mais importantes nessa rede de profissionais é a possibilidade de ser indicado. A função que permite recomendar e ser recomendado deve ser usada e com certeza vai gerar interesse. Primeiro por que quando alguém te recomenda, todos os seus contatos e mais os contatos do recomendador verão seu perfil no alto da página. O que isso significa? Visibilidade. Mas não somente isso, além do mais ser recomendado significa que alguém tem confiança em você e em seu trabalho. É importantíssimo para o currículo de qualquer pessoa.

Tenha conexões relevantes

Não é legal sair adicionando Deus e o mundo. Mas mantenha boas conexões e relacione-se ao máximo. É importante manter uma postura profissional sempre, mas fazer amigos e conexões de trabalho no LinkedIn pode ser um caminho interessante para sua formação, trazendo novos contatos, novas formas de trabalho e amizades que possam ultrapassar as redes sociais.
Por isso relacione-se!

As comunidades

Existem fóruns e comunidades para todo tipo de área. Faça parte delas, comunique-se com outros profissionais e digo mais, vá em busca de pessoas que tem o mesmo interesse que você. Se relacionar com outros interessados em sua área abre inúmeras portas e faz com que você aproveite mais chances de se promover. Dentro do LinkedIn você tem a chance de mostrar a que veio.

Seja social, converse e interaja

Eu sei, tem dias que a gente não quer papo. Só colocar um trabalho ali e esperar as curtidas, comentários, compartilhamentos. Mas não se esqueça que as boas relações começam com um belo sorriso. Apesar de ser uma característica pessoal de cada um, é um ponto a ser considerado e trabalhado. Responda seus recados, comente nas postagens dos amigos ou compartilhe uma imagem com eles (ou deles). É importante manter aceso o interesse nas relações construídas, sempre de forma educada e receptiva. Hoje em dia seu trabalho também consiste em conexões formadas através da internet. Na era digital, ser simpático nas mídias sociais e receptivo com seus colegas de trabalho é um passo importante para seu crescimento e visualização, num universo cada vez mais competitivo. Faça bonito, seja aberto a idéias e boas conversas e com certeza logo estará colhendo os frutos dessa empreitada.